JOGO DE ARREMESSO DE BOLA AO ALVO, DE CAMPO, COM OBSTÁCULO
Modalidade dotada de qualidades especiais e valores olímpicos.
Materialidade do Projeto
Em 15 páginas: Campo de jogo (medidas e distâncias oficiais) – Legenda – Regras – Especificações Gerais – Arbitragem – e;
Alternativas para arremate e incremento.
5 páginas complementam a textualidade: Inspiração para o desenvolvimento – Contextualização cultural – Quem irá jogar; e como a modalidade deverá ser promovida e desenvolvida Profissionalmente em âmbito mundial.
Resumo da Modalidade
TOPSET: esporte individual, simples (1 contra 1).
Espaço a realizar-se: campo de jogo, arena.
Piso / Superfície: grama, saibro, sintético.
Objetivo do jogo: com o arremesso da bola – de Baseball – a intenção é atingir / acertar as taças dispostas na Instalação Alvo, denominado “triangulo real”; Vide campo de jogo…
TAÇAS ALVO: “Bronze”, “Prata”, “Ouro”
* Instalação Alvo – 6 conjuntos, compostos por: pedestais / “mesas” com suportes de borracha incolor para encaixe das taças. Na disposição acima – uma de bronze, duas de prata e três de ouro. Vide campo de jogo (imagens arena acima).
* Pedestais / mesas – de madeira.
* Taças – composto plástico, carbono, kevlar.
* Fitas junto as taças: efeito técnico.
Uma partida de Topset é disputada em melhor de 3 sets. O jogador que vencer 2 sets será o vencedor da disputa. Os sets são compostos por 7 arremessos alternados para cada jogador. O jogador vencedor do set, será aquele que somar o maior número de pontos após a execução dos 7 arremessos previstos em regra.
Pontuação para as Taças Alvo (acerto): taça de bronze – o jogador somará 1 ponto / taça de prata – 2 pontos / taça de ouro – 3 pontos.
Sequência ordenada que deverá ser obedecida pelos jogadores, para a execução dos 7 arremessos…
1º alvo: bronze 4º : bronze 7º : ouro central
2º : prata à esquerda 5º : prata à direita
3º : ouro à direita 6º : ouro à esquerda
MECÂNICA DO ARREMESSO:
Com a bola em mãos, o jogador se posiciona aquém “porta” de entrada para o campo de jogo. Após a autorização do árbitro, ele inicia a “corrida” adentrando a área de transição rumo ao obstáculo. Próximo a este, em um exato instante calculado para a jogada, o jogador lança a bola sobre a rede, com o propósito de apanhá-la do outro lado, dentro da área de arremesso. Realizada a pegada, o jogador em no máximo 4 passadas, deverá firmar base para o arremesso e disparar! Objetivo – acertar a taça que está em jogo. * Para a legalidade e sucesso da jogada, este movimento deverá ser atlético, contínuo e desenvolto (tecnicamente correto!)
O JOGADOR COMETERÁ FALTA NAS SEGUINTES SITUAÇÕES:
– Se no percurso rumo ao obstáculo, deixar a bola cair das suas mãos.
– Na jogada da bola sobre o obstáculo, deixa-la na rede; ou “queimar”.
– Na pegada, dentro da área de arremesso, deixa-la cair.
– Dar mais de 4 passadas para o disparo.
– Pisar na linha da área de arremesso; compreendido meio-círculo.
– A qualquer altura do movimento ir ao chão; tropeçar, cair.
Se o jogador cometer falta, seu arremesso será invalidado.
Para o procedimento do arremesso, em regra, reside um mecanismo que incrementa, potencializa e qualifica a ação – a ver…
Observação: A taça que é alvo / está na ordem do jogo, sob supervisão e acionamento do árbitro, deverá ser por alguns instantes apresentada no telão. Exemplo: imagem da taça de ouro com uma seta desenhada ao seu lado – direcionando a jogada para a direita, se for o caso. Deste modo, jogadores, público e audiência sempre estarão cientes das ações em curso no desenrolar dos sets. Desportivamente, vem a calhar não oferecer espaço para dúvidas.
Se o jogador acertar a taça que está em jogo e derrubá-la, o arremesso será incrementado na pontuação (+ 1 ponto). Caso o jogador erre o alvo e acerte outra taça qualquer, o arremesso será penalizado (-1 ponto).
Vale ressaltar: Para que a bola derrube a taça, os jogadores deverão imprimir mais força, ou ainda um efeito, na execução do arremesso. Haja visto que as taças sobre os pedestais / mesas, estão encaixadas nos suportes de borda entreabertos – estes, de borracha, tecnicamente ajustados na devida forma e pressão.
O exímio funcionamento do Topset, reside na excelência dos princípios desportivos utilizados para a concepção da modalidade / do jogo. Ciência, atletismo, competitividade e graça, são virtudes inerentes a este esporte. Evidentemente, a real disposição do jogo é mais abrangente / completa!
Com vistas no encaminhamento prático – profissional, apresentam-se diversas possibilidades de promoção e desenvolvimento. Como há de ser, a Tritok possui devidamente redigido e discriminado, os formatos de competições e procedimentos que deverão ser efetivados rumo a popularização e sucesso do entretenimento.
Jogadores em formação / Amadores; Profissionais na ativa, e Ex- profissionais (do Baisebol, Cricket, Basketball e Futebol Americano), em princípio, estão na “mira” desta nova modalidade. A partir destes atletas, competidores em potencial, o Topset deverá ser especialmente apresentado e promovido.
Considerando as ações que estão sendo desencadeadas, em breve, a indústria do entretenimento e os aficionados por esporte terão um novo e interessante conteúdo para usufruir e apreciar.
Gerar incremento para as grades televisivas e afins, fomentando oportunidades, emprego e renda, são os principais objetivos do projeto.
Neste firme propósito, a empresa está empenhada. Até conseguirmos êxito, com retidão estaremos atuantes no trabalho.
“Criar o que não existe, para o usufruto da humanidade, ainda deve ser a pretensão de todo mundo que está vivo!”
– Paulo Freire.